Origens
PAI CESINHA DO OGUM
Em 4 de Janeiro de 1965 no hospital Santa Luzia cidade de capão da canoa nasceu um filho de Ogum que aos 7 anos foi desenganado por uma junta medica, mandado para casa este menino foi levado a uma casa de umbanda de sua tia Josefa Monteiro a qual lhe entrega para Ogum e |Iemanjá fazendo assim sua primeira obrigação de umbanda aos 7 anos de idade.
Assumindo o compromisso de ter o amor como único fator de evolução.
No decorrer desta jornada encontrou pedras e espinhos pelo caminho conhecendo a maldade do ser humano na forma de preconceito.
Mesmo quando a derrota parecia certa levantou a cabeça e lutou como filho de Ogum que é.
Por seu esforço é fé foi consagrado diretor espiritual em 18 de Julho de 1996 pelo saudoso Pai Aristides de Oxalá (o mais importante nome da religião no litoral norte do estado Gaúcho).
Neste mesmo ano o já cacique de Umbanda Paulo César Monteiro Fernandes abre em sua casa na Rua Julio Rosa numero 42 em Capão da Canoa o centro de Umbanda Ogum Beira Mar e Iemanjá.
O centro de Umbanda Ogum Beira Mar e Iemanjá começa em um cantinho no interior da moradia do senhor Paulo César que se torna conhecido no meio religioso como Pai Cesinha do Ogum.
O centro religioso tem logo no seu inicio o apadrinhamento do Pai Romi do Ogum,
Mãe Cema de Oxum e Mãe Arlete de Oxum.
A casa de Ogum Beira Mar que começa com 3 filhos na corrente hoje conta com mais de 80 filhos na corrente ao todo são mais de 200 espalhados por todos os rincões deste país e também no exterior.
Pai Cesinha é casado a mais de 23 anos com a senhora Valtais dos Santos também dirigente espiritual e conhecida como Mãe Val de Iemanjá, o casal tem 3 filhos.
Pai Cesinha do Ogum trabalha na quimbanda com o senhor Exu Maré, que sempre transmite aos filhos da casa e visitantes sabedoria força e paz.